Histórico

Aos 28 de Fevereiro de 2011 nascia em Limoeiro a Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, criada por decreto Episcopal de sua Excelência Dom Frei Severino Batista de França - OfmCap, Bispo da Diocese de Nazaré – PE, a qual tinha como missão ser “Igreja peregrina é missionária por natureza, porque toma sua origem da missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai” (Documento de Aparecida - A MISSÃO DOS DISCÍPULOS A SERVIÇO DA VIDA PLENA / CAPÍTULO 7 – 347), composta por 17 comunidades localizadas nas zonas rural e urbana, tendo como sede a Comunidade de Nossa Senhora do Carmo.

Com a criação da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo foi instalada a Comunidade Dom Hélder Câmara dos Religiosos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência (Calabrianos), a qual foi confiada à Cura Pastoral, composta inicialmente por Padre Gilson Carlos Bertamoni, então administrador da Área Pastoral, Irmão Roque Kasmirski e Irmão Ednaldo de Jesus Santos.

No dia 19 de Julho de 2015 durante a Festa do Novenário em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira, foi elevada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob o decreto Episcopal de sua Excelência Dom Frei Severino Batista de França - OfmCap, Bispo da Diocese de Nazaré – PE, tendo como missão ser “Igreja viva, comunidade de comunidades em estado permanente de missão”.

Aos 23 de fevereiro de 2017 chegaram para contribuir no serviço pastoral, as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência: Irmã Juliana Vidal da Silva e a Irmã Maria Anésia Saraiva fundando a Comunidade Religiosa Nossa Senhora da Confiança.

Atualmente a Paróquia é composta por 18 comunidades e mais de 30 pastorais, grupos, movimentos e serviços, que anunciam o evangelho e o carisma Calabriano junto aos religiosos presentes: Pe. Osmair José Collazziol - Pároco, Pe. Antônio Nazzari - Vigário paroquial, Irmão Lauri Carlesso – Diretor Operacional do IPLC e as Irmãs Maria Anésia Saraiva e Idete Gasparetto.

Em tempos de profundas transformações e no contexto da cultura urbana somos chamados a cultivar uma profunda espiritualidade, numa conversão pastoral de pequenas comunidades eclesiais missionárias, com a necessidade de que cada comunidade seja “comunidade casa”, espaço de encontro, experiência, ternura, vínculos fraternos e aberta a todos. Comunidades com ardor missionário e proximidade aos menos favorecidos. Comunidades que tenham fé, convicção e amor nas ações cotidianas de Evangelização