Histórico

Aos 28 de Fevereiro de 2011 nascia em Limoeiro a Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, criada por decreto Episcopal de sua Excelência Dom Frei Severino Batista de França - OfmCap, Bispo da Diocese de Nazaré – PE, a qual tinha como missão ser “Igreja peregrina é missionária por natureza, porque toma sua origem da missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai” (Documento de Aparecida - A MISSÃO DOS DISCÍPULOS A SERVIÇO DA VIDA PLENA / CAPÍTULO 7 – 347), composta por 14 comunidades localizadas nas zonas rural e urbana, tendo como sede a Comunidade de Nossa Senhora do Carmo.

Com a criação da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo foi instalada a Comunidade Dom Hélder Câmara dos Religiosos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência (Calabrianos), a qual foi confiada à cura pastoral, composta inicialmente por Padre Gilson Carlos Bertamoni, então administrador da Área Pastoral, Irmão Roque Kasmirski e Irmão Ednaldo de Jesus Santos.

No dia 19 de Julho de 2015 durante a Festa do Novenário em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira, foi elevada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob o decreto Episcopal de sua Excelência Dom Frei Severino Batista de França - OfmCap, Bispo da Diocese de Nazaré – PE, tendo como missão ser “Igreja viva, comunidade de comunidades em estado permanente de missão” tendo como pároco o Pe. Osmair José Collazziol e vigário paroquial o Pe. Lino Manoel Kalussendo Aguiar. Passando a atender 17 comunidades localizadas na zona rural e urbana, mais de 30 pastorais, movimentos e serviços que anunciam o evangelho e o carisma Calabriano junto aos religiosos presentes e com eles o Ir. Maicon Bartelle, Diretor Operacional do Centro de Formação Padre Luis Cecchin.

Aos 23 de fevereiro de 2017 chegaram para contribuir no serviço pastoral, as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, a Irmã Juliana Vidal da Silva e a Irmã Maria Anésia Saraiva fundando a Comunidade Religiosa Nossa Senhora da Confiança.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo na Ação Pastoral, evangelizadora e missionária: